Portuguese English French German Italian Spanish
Get Adobe Flash player
Home RVCC RVCC - 12º Ano

RVCC 12º Ano

Auditoria Externa CNO's

 

Estou perfeitamente à vontade para prestar provas a qualquer auditoria externa que possa finalmente descansar aqueles que desconfiam da seriedade de uma segunda oportunidade dada aos adultos que no seu tempo, pelas mais variadas vicissitudes da vida, não puderam se formar com um grau académico mais aprofundado.

 

Cá por mim até podem vir fazer uma auditoria externa para examinar o meu portefólio PRA, em que muito me orgulho do meu trabalho e do acompanhamento dos profissionais presentes no Centro Novas Oportunidades que me acompanhou.

Sou o primeiro a dar a cara e mostrar o conteúdo do meu portefólio aqui neste Site, está disponível a todos. Poderá atestar nas 300 e tal páginas o esforço e dedicação, persistência e força de vontade em obter o 12º Ano com muito trabalho, mestria através dos conhecimentos adquiridos ao longo de uma vida de trabalho. Nos últimos 27 anos apenas trabalhei. Agora, decidi prestar provas dos meus conhecimentos tendo como base um Referencial elaborado pelo Ministério da educação. Não foi o compadre da taberna da esquina que me vendeu os meus valores e saberes. Não obtive equivalencias pagando para ter mais créditos. Não enviei faxe aos meus formadores ao domingo. Fiz mais créditos do que os minimos 44 exigidos. Em 88 como máximo prefiz 77 com muito trabalho, empenho e dedicação, isso sim.

 

 

Análise das profissionais de RVCC, ao meu desempenho

 

Análise por parte da profissional de RVC

 

Análise por parte da formadora da área de CLC

 O Luís teve uma óptima relação com todos os colegas de grupo, assim como com os elementos da equipe técnica.

 

O Luís deixou transparecer ao longo do seu Portefólio, a vasta e rica experiência de vida que possui. Foi muito claro e estruturado no desenvolvimento do seu Portefólio e conseguiu, com facilidade, escrever e reflectir sobre as suas competências. Aliás, considero que o Luís conseguiria, sem grandes dificuldades, obter o número máximo de créditos deste referencial.

Sei que mais teria para reflectir porque o Luís é uma pessoa com grande capacidade de reflexão e uma rica história de vida.

 

Foi um prazer acompanha-lo neste Processo.

 

Em poucas palavras… considero o Luís um exemplo de esforço e dedicação!

Vera Cordeiro

 

O Luís é um exemplo de como as aprendizagens informais e não formais são uma fonte riquíssima de saber, dando um verdadeiro sentido ao processo de RVCC.

 

De entre as suas qualidades, deve destacar-se a perseverança e a responsabilidade com que aceitou e desenvolveu esta tarefa, assim como a forma original que escreve e os artifícios de que se socorre para fazer valer as suas opiniões.

 

O Portefólio do adulto é de grande qualidade e revela uma experiencia de vida muito vasta e uma sede de conhecimento fora do comum. O Luís tem, por isso, a minha admiração e são pessoas assim que dão sentido ao nosso trabalho.

 

 

 

 

 

Clara Ferrão

Análise por parte da formadora da área de STC

 

Análise por parte da formadora da área de CP

O Luís revelou autonomia, organização e facilidade na compreensão relativamente à área de competências-chave de Sociedade Tecnologia e Ciência, associado aos diversos conhecimentos e saberes que detém na referida área.

 

De salientar que ao longo de todo o processo de RVCC, o adulto evidenciou sempre uma postura responsável, de compromisso e dedicação, tendo conseguido obter com mérito os créditos na área de Sociedade Tecnologia e Ciência, pelo que merece, sem dúvida, ser enaltecido pelo trabalho efectuado.

 

 

 

 Maria Correia

 

O Luís é detentor de uma história de vida muito rica, repleta de experiencias e competências de natureza vária e uma elevada qualidade de conhecimentos a nível pessoal e profissional.

 

Ao longo de todo o processo de RVCC, o adulto revelou sempre uma postura responsável, de compromisso empenho e dedicação.

 

De salientar também que o adulto evidenciou um percurso de vida rico, com muitos conhecimentos e diversificados saberes na área de competência-chave de Cidadania e Profissionalidade e conseguiu articular as suas experiencias com os vários núcleos geradores respectivos da área. Foi, ainda, capaz de reflectir sobre vários temas da sociedade com um olhar crítico e com uma boa capacidade argumentativa.

Cátia Rodrigues

 

O meu discurso

Testemunho sobre o meu percurso nas Novas Oportunidades.

 

A quando da entrega do Diploma e Certificado de conclusão do Ensino Secundário, fui convidado a testemunhar e partilhar a minha visão sobre este processo de RVCC, nível secundário. Agora quero partilhar com os meus seguidores, essa nova experiencia de discursar perante uma assembleia apinhada de colegas e familiares que neste dia 9 de Abril de 2011, estiveram presentes no NERA.
Foto de Madalena Barbosa

 

 

 

-Boa tarde mesa.

Senhores e senhoras.

É com grande satisfação que estou representando os adultos do Centro das Novas Oportunidades de Loulé, sediado no Núcleo Empresarial da Região Algarve, designado por NERA.

Chamo-me Luís Santos e pediram-me que desse o meu testemunho nesta sessão de entrega de diplomas, tentando partilhar com todos vós uma pequena reflexão dos bons momentos que aqui tenho passado.

Continuar...

Os primeiros passos

 

 

PRA's  COMPRADOS

 

Depois de ter deposto, a minha primeira versão do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens e enquanto aguardo pelas observações e ajudas das Formadoras, fiquei com mais tempo para pesquisar precisamente sobre PRA's do secundário.

Qual foi o meu espanto quando dei por mim vasculhando num blogue onde várias pessoas se ofereciam para fazer o PRA de terceiros. Muitos outros ainda aturdidos com as primeiras sessões, lá estavam aceitando a A$uda desses serviços.

Pensei para mim mesmo e fiquei por momentos revoltado com essa possibilidade. Olhando para a minha situação, onde gastei imensas horas nos últimos três meses, escarafunchando nas minhas memórias para descobrir onde vou ajustar os Núcleos Geradores, as Áreas de Competência e os Domínios de Referencia.

Dou por mim recortando os Anúncios e os Comentários, para de alguma forma manifestar o meu repúdio por tamanha fraude. Depois pensei: - Será possível? Uma voz interior respondeu-me que sim.

Acabei lendo todos os artigos e fiquei com a serena convicção que estes serviços nunca vão passar pelas Técnicas, muito menos pelas Formadoras que são pessoas habilitadas e vão distinguir logo na primeira página que aquela palestra está desajustada daquele candidato.

E se por ventura estes três níveis fossem ludibriados, ainda existe o Júri Externo que já validou centenas de pessoas, e por essa experiência deixa cair uma nódoa em tão bem arranjado serviço.

Finalmente descansei da minha inquietude. Lá me recompus e depois de um dia de amadurecimento da ideia estou escrevendo o que sinto.

Certamente o meu País não é assim tão mau. Se o é reflecte-se nestas mentes pouco escrupulosas, corruptas, maquiavélicas e cegas ao ponto de não se aperceberam, que prejudicam-se em causa própria. Tenho dito

Luis 12 Setembro 2010

 

Logotipo criado por Luis Santos 

 

 


 

A minha nova caminhada, continuando a certificar competências e adquirindo outras aprendizagens no Centro das Novas Oportunidades de Loulé “CNO”.

Aqui irei publicar o meu dia-a-dia nesta nova aventura. Tudo começou com a inscrição. Depois de duas sessões de esclarecimento começaram os trabalhos de casa.

Já entreguei o meu currículo EuroPass, e a minha Autobiografia. Agora estou a aguardar o ingresso num grupo.

Agora depois de ser formado o Grupo 29, começa o trabalho a sério. "EU SOU ASSIM" é a nossa apresentação formal aos restantes colegas que agora acabaram de se conhecer. Ao mesmo tempo a nossa técnica, e os nossos Formadores em CLC- cultura, língua e comunicação_ STC- sociedade, tecnologia e ciência_ CP- cidadania e profissionalidade,  irão esmiuçar e descodificar o Referencial de Competências Chave elaborado pelo Ministério da Educação.  Este referencial é a nossa bíblia, onde está descrito de forma muito técnica e quase inacessível a fórmula mágica que nos permite avalizar as nossas competências em 88 créditos possiveis, num mínimo de 44.

Já passaram 5 meses desde que iniciei este artigo. Não tive tempo de ir actualizando esta página, porque no decorrer do processo dediquei todo o tempo ao mesmo. Agora que acabei estou muito orgulhoso da minha caminhada e das minhas escolhas. Este é o meu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, mais conhecido como PRA

 Ler Reflexão RVCC Nível Secundário no topo deste post.

 Pode visualizar o conteúdo do meu PRA, bastando para isso, registar-se na área de membros.

 Devo esclarecer que é expressamente proibido usar o conteúdo literário para uso fraudulento.

Continuar...