Portuguese English French German Italian Spanish
Get Adobe Flash player
Home RVCC Novas Oportunidades UM entre 1 MILHÃO

UM entre 1 MILHÃO

 

 

Não sou daqueles que levantam troféus por tudo e por nada. Sou muito "cabecinha" no lugar, com os pés assentes no chão. Tenho presente constantemente, o lugar que ocupo, o que valho e mais importante ainda. Orgulho-me daquilo que conquisto com muito trabalho e perseverança, empenho e algumas desilusões pelo percurso.

Quando conquisto alguma coisa, não é por vaidade que publicito o conseguido. A maior parte das vezes prefiro passar despercebido porque não gosto de vedetismos ocos, que não trazem acréscimo real ao ego natural de um Leão.

Ser seleccionado para constar no livro "Um Milhão de Novas Oportunidades" não faz de mim, o melhor entre os melhores.

Apenas traduz aos olhos daqueles que me nomearam no Centro das Novas Oportunidades do "Nera" Loulé, uma confiança nas minhas capacidades que evidenciei, acho eu, por cima da média.

Estou ao lado de muitas outras pessoas de todo o Portugal, cada uma com a sua história de vida, que um dia se cruzaram nesta empreitada válida de ultrapassar complexos de inferioridade ou negação, por no meu tempo de estudantes não ter tido a oportunidade de avançarmos com os nossos estudos.

Cada um tem o seu porquê. Isso agora está ultrapassado. O que agora é válido é o facto de mais de um milhão de Portugueses se terem interessado por si. Olharam para dentro do seu ser interior e arranjaram força, tempo, disponibilidade familiar e uma dose descomunal de partir à aventura de novos conhecimentos.

Foi o meu caso. Eu nem sabia ligar um computador, não tenho vergonha de o afirmar. Agora, aqui estou neste espaço na Internet, imaginem.

Tenho este site que estou construindo devagar mas com muito empenho. Mostrar ao Mundo que a nossa força de vontade ultrapassa todos os contratempos e dificuldades encontradas, no nosso percurso diário.

Chegar até aqui não foi fácil, nem encontrei facilitismos. Apenas tive força pessoal e muito encorajamento por parte dos técnicos e formadores que me acompanharam.

Estar na entrega e lançamento deste livro, fazer parte dele, faz parte da minha maneira de ser. Agora sou eu que encorajo os outros a não parar.

O caminho é em frente com linhas direitas, mas também curvas. Com alegrias e algumas lágrimas. Com bons companheiros que ficam para o resto da vida, espero. Com muito trabalho, dedicação e suor, por vezes fazendo sacrifícios pessoais e familiares.

Mas o resultado merece todo o nosso empenho. É com satisfação que cheguei até aqui.

 

 Mensagem do Presidente

da Agência Nacional para a Qualificação

 I.P. (ANQ)

"Um Milhão de Novas Oportunidades" não é apenas um livro que retrata histórias de vida, é um livro que "evidencia e enobrece o valor que as vidas das personagens retratadas adquiriram ao longo do tempo, nos mais diversos contextos".
Nesta publicação, os diferentes testemunhos de adultos formandos da iniciativa Novas Oportunidades realçam as vivências e as experiências que são, e foram, determinantes para a aquisição e desenvolvimento de saberes e competências, ao longo das suas vidas.
Para a concretização do livro "Um milhão de Novas Oportunidades" contactaram-se Centros Novas Oportunidades e entidades formadoras públicas e privadas que forneceram mais de 400 contacto de formandos. Com o objectivo de diversificar o mais possível, seleccionaram-se os mais diversos percursos de vida a partir de diferentes locais do país.

Integram esta edição, formandos de todas as idades, empregados, desempregados e empresários; do Norte, do Sul, do interior e do litoral de Portugal continental; inscritos, em fase de espera, em processo, encaminhados para formações extra Centro Novas Oportunidades e já certificados; formandos de cursos EFA e de outras modalidades de educação - formação de adultos.
Em conjunto representam, através dos seus testemunhos compilados neste livro, o sentimento de se ter tido uma nova oportunidade. E o que os une é o facto de terem experienciado o desenvolvimento de um percurso formal de qualificação na idade adulta.
Esta obra foi apresentada publicamente no dia 19 de Setembro de 2009, no Museu do Oriente, em Lisboa

O presidente da ANQ. Luis Capucha