Portuguese English French German Italian Spanish
Get Adobe Flash player

Pessoal

O saber não conta?

 

Pessoalmente o meu percurso, tem sido bastante recheado de vivências intensamente vividas desde os meus primeiros anos que me conheço como pessoa pensante e informada do meio social onde estou inserido.

Do meu nome de batismo, Luís José Fonseca Santos, nasci a 25 de Julho do glorioso ano de 1966. Descendente de famílias humildes, tenho palmilhado as minhas conquistas com muito trabalho. De tenra idade, sei o que é vergar a mola, trabalhar.

Da minha infância guardo muitas dificuldades, necessidades e falta de quase tudo. Só quando comecei a trabalhar, pode finalmente alcançar os bens que via nas montas e que dantes apenas poderia cobiçar do lado de fora das montras.

Saí da escola aos 14 anos. O meu caminho tem sido principalmente dedicado ao ofício de carpinteiro, mas sempre com o gosto pela escrita cravado na minha alma.

Quando comecei a trabalhar os tempos eram de ouro, com previsões futuras e um salário sempre a aumentar. Presentemente não há certezas de um futuro animador. O salário embora não falhe, cada vez é mais curto.

É um paradigma. Com o caminhar dos anos parece que o saber não tem valor em termos monetários e empreendedores. As oportunidades são dadas aos inexperientes e mais novos.

Os tempos são outros, dizem-me. Constato que sim mas poderiam ser melhor para todos se houvesse uma distribuição mas justa e não gananciosa por parte do capital. A classe a que pertenço, o povo trabalhador que sempre lutou por uma migalha está descontente, amargurado com o desenrolar dos acontecimentos. Por mais que façamos contas à vida não há volta a dar.

 Pessoalmente estou descrente, quanto ao futuro que vou deixar para as gerações vindouras. Como tal estou empenhado em juntar forças com um grupo de pessoas de Portugal inteiro, em formar um movimento de cidadania com vista à criação de uma plataforma democrática onde o povo possa ter uma palavra sobre o destino que iremos dar a esta grande nação valente e audaz.